Co-financiadores2019-03-26T12:11:28+02:00

Co-financiadores

O projeto LIFE Stop Cortaderia é possível graças à contribuição financeira das seguintes entidades:

Programa LIFE

O Programa LIFE é o único instrumento financeiro da União Europeia dedicado exclusivamente ao meio ambiente. Dos 152 projetos europeus financiados no âmbito do programa LIFE 2017, 35 deles eram espanhóis e, destes, apenas 3 projetos pertencem à categoria de Natureza e Biodiversidade. Por isso, o empenho da União Europeia na luta contra a erva-das-pampas no Arco Atlântico é claro, como evidenciado pela contribuição de 53% do orçamento global do projeto LIFE Stop Cortaderia.

https://ec.europa.eu/easme/en/life

Governo da Cantábria. Ministério dos Assuntos Rurais, Pescas e Alimentação

A comunidade a região autónoma de Cantábria é a que atualmente se sente mais afetada pela presença de erva-das-pampas (Cortaderia selloana), com populações de base consolidadas e grandes áreas de expansão, nas quais espécimes dispersos e isolados são encontrados. Perante esta ameaça para a biodiversidade da Cantábria, o Ministério do Meio Ambiente Rural, Pescas e Alimentação, através da Direção-Geral do Ambiente (Dirección General del Medio Natural), desenvolveu e aprovou o Plano de Acão contra a erva-das-pampas na Cantábria, no âmbito do Estratégia Regional para lutar contra espécies invasoras. Este projeto LIFE é baseado nas premissas, objetivos e estratégias previstas no referido Plano de Ação, motivo esse que levou ao grande envolvimento do Ministério, contribuindo com 34% do financiamento global do projeto, apoiando expressamente cada parceiro com sede na Cantábria: AMICA, AMPROS, SERCA e SEO. O seu papel, além do co-financiamento, é o de apoiar e facilitar, já que parte das ações de conservação serão desenvolvidas em áreas naturais protegidas e montes de utilidade pública, além de a Direcção-Geral do Ambiente acumular amplo conhecimento sobre a erva-das-pampas, a sua expansão e os danos causados por ela no ambiente natural da Cantábria.

http://www.cantabria.es/web/consejeria-de-desarrollo-rural-ganaderia-pesca-y-biodiversidad

Astilleros de Santander SAU – Astander

Astander, empresa localizada no município de Astillero (Cantábria), dedica-se à reparação e conversão de todos os tipos de barcos e navios há mais de 100 anos. Astander está ciente da ameaça representada por espécies de plantas invasoras para a transformação do meio ambiente, por isso proporciona tanto o financiamento para o desenvolvimento do projecto LIFE como a sua própria terra, onde um teste de demonstração foi desenvolvido no âmbito da ações concretas de conservação.

http://www.astander.es/

Município de Santander

Santander, capital da comunidade autónoma da Cantábria, com uma população registada de cerca de 172 mil habitantes, é uma cidade costeira que aposta ativamente na luta contra a erva-das-pampas através do Departamento de Ambiente do município de Santander. Além de participar no projeto LIFE como cofinanciador, a cidade oferece uma parcela em ambiente costeiro, propriedade sua, a fim de desenvolver uma experiência de gestão demonstrativa focada na remoção da erva-das-pampas e o seu compromisso ativo para se juntar ao grupo lutar contra ela.

http://santander.es/

Ministério de Fomento. Demarcação de estradas do Estado na Cantábria

As estradas e rodovias são um dos principais vetores de expansão da erva-das-pampas, favorecendo a dispersão linear das sementes de erva-das-pampas, através das margens das vias. O Ministério do Desenvolvimento, por meio de sua Demarcación de Carreteras del Estado em Cantábria, tem as competências para eliminar essa espécie invasora nas suas estradas, com base em preocupações sobre a participação no projeto LIFE como instituição cofinanciadora, fornecendo terrenos de sua propriedade para a implementação de experiências de gestão demonstrativa e participando do grupo de trabalho de luta contra a erva-das-pampas.

https://www.fomento.gob.es/

Solvay Química SL

A Solvay é uma empresa química de materiais avançados e especialidades, com sede em Torrelavega (Cantábria), comprometida com o desenvolvimento de uma química que aborda os principais desafios da sociedade. Os seus produtos são utilizados em aeronaves, automóveis, baterias, dispositivos inteligentes e médicos, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Solvay está ciente da ameaça representada por espécies de plantas invasoras para a transformação do meio ambiente, motivo pelo que apoia com financiamento para o desenvolvimento do projeto LIFE e como terrenos seus, onde um teste de demonstração será desenvolvido no âmbito das ações concretas de conservação, bem como a sua participação no grupo de trabalho de combate a erva-das-pampas.

https://www.solvay.es/es/index.html

Viesgo distribuição elétrica

A Viesgo é uma empresa de distribuição de energia elétrica responsável pelo transporte de eletricidade para residências e empresas. A empresa possui uma subestação elétrica na cidade de El Astillero (Cantábria), em cujo terreno será realizado um teste de demonstração no âmbito das ações concretas de conservação, contribuindo também para o projeto com cofinanciamento e participação no grupo de trabalho de luta contra a erva-das-pampas.

https://www.viesgo.com

Xunta de Galícia. Ministério do Meio Ambiente e Planeamento do Território

O Departamento de Ambiente e Ordenamento do Território, através da sua Direção-Geral do Património Natural, está sensibilizada para a importância da expansão da erva-das-pampas na comunidade autónoma da Galiza, onde desenvolve competência na conservação ambiental. Este Departamento contribui como cofinanciador do projeto, que tem entre os seus produtos a elaboração do plano de ação para lutar contra a erva-das-pampas na Galiza.

https://www.xunta.gal/portada