Cofinanciadores
O projeto LIFE Stop Cortaderia é possível graças à contribuição financeira das seguintes entidades:

Programa LIFE
O Programa LIFE é o único instrumento financeiro da União Europeia dedicado exclusivamente ao meio ambiente. Dos 152 projetos europeus financiados no âmbito do programa LIFE 2017, 35 deles eram espanhóis e, destes, apenas 3 projetos pertencem à categoria de Natureza e Biodiversidade. Por isso, o empenho da União Europeia na luta contra a erva-das-pampas no Arco Atlântico é claro, como evidenciado pela contribuição de 53% do orçamento global do projeto LIFE Stop Cortaderia.

Governo da Cantábria. Ministério dos Assuntos Rurais, Pescas e Alimentação
A comunidade a região autónoma de Cantábria é a que atualmente se sente mais afetada pela presença de erva-das-pampas (Cortaderia selloana), com populações de base consolidadas e grandes áreas de expansão, nas quais espécimes dispersos e isolados são encontrados. Perante esta ameaça para a biodiversidade da Cantábria, o Ministério do Meio Ambiente Rural, Pescas e Alimentação, através da Direção-Geral do Ambiente (Dirección General del Medio Natural), desenvolveu e aprovou o Plano de Acão contra a erva-das-pampas na Cantábria, no âmbito do Estratégia Regional para lutar contra espécies invasoras. Este projeto LIFE é baseado nas premissas, objetivos e estratégias previstas no referido Plano de Ação, motivo esse que levou ao grande envolvimento do Ministério, contribuindo com 34% do financiamento global do projeto, apoiando expressamente cada parceiro com sede na Cantábria: AMICA, AMPROS, SERCA e SEO. O seu papel, além do co-financiamento, é o de apoiar e facilitar, já que parte das ações de conservação serão desenvolvidas em áreas naturais protegidas e montes de utilidade pública, além de a Direcção-Geral do Ambiente acumular amplo conhecimento sobre a erva-das-pampas, a sua expansão e os danos causados por ela no ambiente natural da Cantábria.
http://www.cantabria.es/web/consejeria-de-desarrollo-rural-ganaderia-pesca-y-biodiversidad

Astilleros de Santander SAU – Astander
Astander, empresa localizada no município de Astillero (Cantábria), dedica-se à reparação e conversão de todos os tipos de barcos e navios há mais de 100 anos. Astander está ciente da ameaça representada por espécies de plantas invasoras para a transformação do meio ambiente, por isso proporciona tanto o financiamento para o desenvolvimento do projecto LIFE como a sua própria terra, onde um teste de demonstração foi desenvolvido no âmbito da ações concretas de conservação.

Município de Santander
Santander, capital da comunidade autónoma da Cantábria, com uma população registada de cerca de 172 mil habitantes, é uma cidade costeira que aposta ativamente na luta contra a erva-das-pampas através do Departamento de Ambiente do município de Santander. Além de participar no projeto LIFE como cofinanciador, a cidade oferece uma parcela em ambiente costeiro, propriedade sua, a fim de desenvolver uma experiência de gestão demonstrativa focada na remoção da erva-das-pampas e o seu compromisso ativo para se juntar ao grupo lutar contra ela.

Ministério de Fomento. Demarcação de estradas do Estado na Cantábria
As estradas e rodovias são um dos principais vetores de expansão da erva-das-pampas, favorecendo a dispersão linear das sementes de erva-das-pampas, através das margens das vias. O Ministério do Desenvolvimento, por meio de sua Demarcación de Carreteras del Estado em Cantábria, tem as competências para eliminar essa espécie invasora nas suas estradas, com base em preocupações sobre a participação no projeto LIFE como instituição cofinanciadora, fornecendo terrenos de sua propriedade para a implementação de experiências de gestão demonstrativa e participando do grupo de trabalho de luta contra a erva-das-pampas.

Solvay Química SL
A Solvay é uma empresa química de materiais avançados e especialidades, com sede em Torrelavega (Cantábria), comprometida com o desenvolvimento de uma química que aborda os principais desafios da sociedade. Os seus produtos são utilizados em aeronaves, automóveis, baterias, dispositivos inteligentes e médicos, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Solvay está ciente da ameaça representada por espécies de plantas invasoras para a transformação do meio ambiente, motivo pelo que apoia com financiamento para o desenvolvimento do projeto LIFE e como terrenos seus, onde um teste de demonstração será desenvolvido no âmbito das ações concretas de conservação, bem como a sua participação no grupo de trabalho de combate a erva-das-pampas.

Viesgo distribuição elétrica
A Viesgo é uma empresa de distribuição de energia elétrica responsável pelo transporte de eletricidade para residências e empresas. A empresa possui uma subestação elétrica na cidade de El Astillero (Cantábria), em cujo terreno será realizado um teste de demonstração no âmbito das ações concretas de conservação, contribuindo também para o projeto com cofinanciamento e participação no grupo de trabalho de luta contra a erva-das-pampas.

Xunta de Galícia. Ministério do Meio Ambiente e Planeamento do Território
O Departamento de Ambiente e Ordenamento do Território, através da sua Direção-Geral do Património Natural, está sensibilizada para a importância da expansão da erva-das-pampas na comunidade autónoma da Galiza, onde desenvolve competência na conservação ambiental. Este Departamento contribui como cofinanciador do projeto, que tem entre os seus produtos a elaboração do plano de ação para lutar contra a erva-das-pampas na Galiza.