Breve Introdução2020-09-07T18:35:52+01:00

ACEITA O(S) DESAFIOS(S)!

Desafios CORTAderia 20/21

Este convite é para ti! Aceita pelo menos um dos cinco Desafios que lançamos. Os Desafios CORTAderia, em parceria com os Desafios Invasoras.pt* incluem diferentes formas para te tornares cidadão-cientista e dar um contributo para o estudo, divulgação e controlo da erva-das-pampas em Portugal.

*Os Desafios CORTAderia são baseados nos Desafios Invasoras.pt, com quem o LIFE Stop Cortaderia estabeleceu uma parceria e encontram-se agora na segunda edição. O grupo das Espécies Invasoras em Portugal já tem longos anos de experiência e know-how em plantas invasoras incluindo diversas iniciativas em que desafiam os cidadãos a tornarem-se cidadãos-cientista. Com algumas adaptações, os Desafios CORTAderia são iguais aos Desafios Invasoras.pt, mas dedicados à erva-das-pampas.

Aceita o(s) Desafio(s) que faz(em) mais sentido para ti e torna-te um cidadão-cientista! Ajuda a resolver este problema ambiental!

Cortaderia selloana (erva-das-pampas ou penachos), é uma erva que pode atingir grandes dimensões. É uma planta nativa da América do Sul que foi introduzida em vários países como ornamental, devido às suas plumas bastante vistosas e à sua capacidade de resistência ao frio, à secura e aos solos pobres. Inicialmente eram vendidas apenas plantas femininas, que por si só não eram problemáticas. No entanto, com a introdução (intencional ou não) das plantas hermafroditas, a erva-das-Pampas passou a reproduzir-se e dispersar para fora dos jardins e locais onde foi plantada, tornando-se uma espécie invasora com consequências negativas não só para os ecossistemas, mas também para a saúde e atividades humanas: compete com a vegetação herbácea e arbustiva autóctone Portuguesa, possui elevada resistência ao fogo e ao corte (rebenta após estas intervenções e pode formar flores apenas 1 ano depois), forma povoamentos muito densos que impedem a passagem de pessoas e outros animais, possui folhas cortantes que provocam ferimentos e flores que provocam alergias. São plantas muito difíceis de controlar, com custos elevados na aplicação de medidas de controlo. Por isso a participação de todos é essencial!

Ajuda-nos a resolver este problema ambiental, pondo a erva-das-pampas no mapa, ajudando à divulgação deste tema e atuando para que possamos controlar a sua dispersão.

Para te inscreveres, basta preencher o formulário de inscrição e escolher o(s) Desafio(s) CORTAderia em que queres participar!

Reconhecimento Final

Em maio de 2021 será feito um concurso das melhores participações em cada Desafio e serão entregues prémios aos vencedores. Quem sabe se não vais ser tu um dos vencedores? 🙂 Esperamos por notícias tuas!

* Para dúvidas e mais informações, podes contactar-nos para o endereço lifestopcortaderia@esac.pt ou invader@uc.pt

 

Precisas de um incentivo adicional? Este é o Alvão. O Alvão é o cão que esfanica erva-das-pampas. Se o Alvão consegue, tu também consegues. Vamos a isso?