Rede do projeto LIFE2020-04-02T10:50:35+02:00

Rede do projeto LIFE

O problema causado pelos efeitos da presença de espécies de flora e fauna invasoras não é exclusivo de Portugal ou do Arco Atlântico, mas repercute globalmente em todo o planeta. As espécies invasoras são um dos grandes desafios para a conservação da biodiversidade em toda a Terra. Por conseguinte, existem diferentes projetos e experiências que estão atualmente a ser desenvolvidos no âmbito da União Europeia e que são abrangidos pelo Programa LIFE, como é o caso do programa LIFE Stop Cortaderia.
Para poder trocar conhecimentos e experiências, bem como expandir o alcance de projetos dedicados à luta contra espécies invasoras, é criado um grupo de trabalho em rede de projetos LIFE. Este grupo de trabalho teve o seu primeiro contacto durante a reunião de lançamento do projeto LIFE, realizada em novembro, em Bruxelas, na qual estiveram presentes os seguintes projetos LIFE:


Associação francesa Aude Nature visita Stop Cortaderia para se unir contra a erva-das-pampas

Aude Nature de Francia visita a los técnicos de LIFE Stop Cortaderia

Alianças com França para lutar contra a Cortaderia

O projeto LIFE Stop Cortaderia conta com ações de divulgação, sensibilização e ações estratégicas em Portugal, Espanha e França. Contudo, embora tenha parceiros procedentes dos dois primeiros países, o LIFE não possui ainda sócios franceses na sua parceria. Desta forma, foram redobrados os esforços para alcançar os atores implicados na gestão e luta contra a erva-das-pampas em França.

Assim, foram realizadas diversas reuniões no Departamento dos Pirinéus Atlânticos, onde os técnicos do LIFE compartilharam os seus conhecimentos e experiências com técnicos, agentes e gestores de espaços públicos e infraestruturas de comunicação. Como resultado, foi estabelecida uma rede de trabalho que culminará com a celebração do Seminário LIFE Stop Cortaderia em 2021, no Jardim Botânico de Saint Jean de Luz, em França. Além disso, as entidades francesas aderiram à preparação de documentos-chave deste projeto, como a Estratégia Transnacional de Luta contra a erva-das-pampas e o Manual de Boas Práticas.


Técnicos e especialistas da França, Espanha e Portugal participaram da reunião no Jardim Botânico de Saint Jean de Luz

Gestores y expertos de Francia, España y Portugal participaron en la reunión en el Jardín Botánico de Saint Jean de Luz