Rede do projeto LIFE
O problema causado pelos efeitos da presença de espécies de flora e fauna invasoras não é exclusivo de Portugal ou do Arco Atlântico, mas repercute globalmente em todo o planeta. As espécies invasoras são um dos grandes desafios para a conservação da biodiversidade em toda a Terra. Por conseguinte, existem diferentes projetos e experiências que estão atualmente a ser desenvolvidos no âmbito da União Europeia e que são abrangidos pelo Programa LIFE, como é o caso do programa LIFE Stop Cortaderia.
Para poder trocar conhecimentos e experiências, bem como expandir o alcance de projetos dedicados à luta contra espécies invasoras, é criado um grupo de trabalho em rede de projetos LIFE. Este grupo de trabalho teve o seu primeiro contacto durante a reunião de lançamento do projeto LIFE, realizada em novembro, em Bruxelas, na qual estiveram presentes os seguintes projetos LIFE:
- Finvasive LIFE “Combating three invasive alien plant species”
- Life Oxyura “Saving the white-headed duck from extinction” LIFE BIODIV’OM “Protecting biodiversity in Overseas France”
- WISEDRAVALIFE “Improving habitats and biodiversity along the Drava river”
- LIFE Nat.Sal.Mo “Maintaining the integrity of freshwater trout populations”
- LIFE SAMFIX “Saving Mediterranean Forests from a beetle invasion”
- Celtic Rainforests LIFE “Improving the condition of Welsh rainforests”
- Orkney Native WildLIFE “Protecting Orkney’s wildlife from a stoat invasion”
- LIFE INVASAQUA “Rapid response to invaders in freshwater ecosystems”
- Biosecurity for LIFE “Protecting the UK’s seabirds from invasive predators”
Associação francesa Aude Nature visita Stop Cortaderia para se unir contra a erva-das-pampas

Alianças com França para lutar contra a Cortaderia
O projeto LIFE Stop Cortaderia conta com ações de divulgação, sensibilização e ações estratégicas em Portugal, Espanha e França. Contudo, embora tenha parceiros procedentes dos dois primeiros países, o LIFE não possui ainda sócios franceses na sua parceria. Desta forma, foram redobrados os esforços para alcançar os atores implicados na gestão e luta contra a erva-das-pampas em França.
Assim, foram realizadas diversas reuniões no Departamento dos Pirinéus Atlânticos, onde os técnicos do LIFE compartilharam os seus conhecimentos e experiências com técnicos, agentes e gestores de espaços públicos e infraestruturas de comunicação. Como resultado, foi estabelecida uma rede de trabalho que culminará com a celebração do Seminário LIFE Stop Cortaderia em 2021, no Jardim Botânico de Saint Jean de Luz, em França. Além disso, as entidades francesas aderiram à preparação de documentos-chave deste projeto, como a Estratégia Transnacional de Luta contra a erva-das-pampas e o Manual de Boas Práticas.
Técnicos e especialistas da França, Espanha e Portugal participaram da reunião no Jardim Botânico de Saint Jean de Luz
