Ações Preparatórias2019-03-26T10:54:16+02:00

Ações preparatórias e elaboração de planos de ação e gestão

A1. Cartografia da erva-das-pampas na Rede de Espaços Naturais Protegidos da Cantábria

Deseja-se efetuar uma cartografia detalhada da distribuição de erva-das-pampas (Cortaderia selloana) em Áreas Protegidas da Cantábria através de processamento de imagem de satélite de alta-resolução. Esta cartografia permitirá ter uma informação real e atualizada da distribuição da espécie e da superfície que ocupa nos Espaços Naturais Protegidos da Cantábria.

A2. Cartografia regional de erva-das-pampas

Pretende-se levar a cabo um mapa de distribuição de erva-das-pampas (Cortaderia selloana) na comunidade autónoma da Cantábria e no Noroeste de Portugal, a fim de conhecer a evolução espácio-temporal da espécie. Para isso, trabalharemos para obter uma assinatura espectral média a partir das diferentes assinaturas espectrais de Cortaderia selloana associadas aos seus principais componentes bióticos e abióticos.

A3. Registo de acordos de custódia territorial

Trata-se de alcançar acordos de custódia, para a remoção de erva-das-pampas e recuperação ambiental, de espaços públicos e privados, de modo que eles se comprometem a respeitar a viabilidade das ações de conservação desenvolvidas no âmbito do projeto por um período mínimo de dez anos.
A4. Estratégia Transnacional de Combate à erva-das-pampas no Arco Atlântico
Esta ação consiste em elaborar um documento de natureza transnacional com critérios de gestão e maneio da espécie e os seus problemas, obtido no âmbito de várias jornadas e encontros com técnicos e gestores de todo o Arco Atlântico (Portugal, Espanha e França). Este documento tem valor técnico e de mobilização de atores em todo o Arco Atlântico que poderão aderir publicamente à estratégia.